O conselheiro para comércio da Casa Branca, Peter Navarro, minimizou nesse domingo (13) os insultos de Elon Musk, dizendo “Elon e eu somos ótimos” após uma discussão pública sobre as tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump.
Aliado próximo de Trump, Musk chamou Navarro de “idiota”, no começo do mês, depois que o consultor rejeitou a proposta do bilionário por “tarifas zero” entre os EUA e a Europa. Navarro havia chamado Musk de “montadora de automóveis” dependente de peças automotivas importadas.
Questionado sobre a tensão no programa “Meet the Press”, da NBC, Navarro afirmou que “não é um problema”. “Mesmo que ele tenha chamado você de ‘idiota’ e ‘mais burro que um saco de tijolos?'”, pressionou o âncora da NBC. “Já fui chamado de coisas piores”, respondeu Navarro.
“Está tudo bem com Elon. E veja, Elon está fazendo um ótimo trabalho com sua equipe contra desperdício, fraude e abuso”, afirmou o assessor. “Essa é uma contribuição tremenda para os Estados Unidos, e nenhum homem que faz esse tipo de coisa deveria estar sujeito a ter seus carros atacados por malucos”, referindo-se ao vandalismo contra as infraestruturas e escritórios da Tesla em resposta ao ativismo de direita de Musk.
Trump nomeou Musk, a pessoa mais rica do mundo, para cortar gastos do governo norte-americano e reduzir o quadro de funcionários do governo federal. A abordagem direta de Musk em relação às demissões em massa de funcionários públicos tem gerado crescente inquietação em todo o país. Quase 200 mil funcionários foram demitidos, receberam pedidos de rescisão de contrato de trabalho ou aceitaram rescisões contratuais.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, minimizou esta semana o conflito público como uma diferença de opinião sobre tarifas, dizendo: “meninos são meninos”.