O Bradesco lançou, nesta quinta-feira (3), o Pix Automático, um serviço que possibilita o agendamento automático de pagamentos recorrentes, como contas de energia, telefone, escolas, academias e assinaturas, tanto para clientes pessoa física quanto para pessoa jurídica.
Atualmente, a funcionalidade está disponível para empresas correntistas que já utilizam o Bradesco para receber pagamentos de seus clientes também correntistas do banco. De acordo com o cronograma do BC (Banco Central), as demais instituições financeiras deverão liberar o serviço a partir de 16 de junho.
Para que os clientes pessoa física consigam consigam o utilizar o serviço, é necessário verificar se a empresa que receberá a transferência oferece essa opção de serviço. Em caso positivo, basta realizar o cadastro do pagamento fazendo a leitura do QR Code disponibilizado pela empresa no aplicativo do Bradesco.
Ao selecionar a opção, é possível definir o valor máximo do agendamento, podendo alterá-lo em qualquer momento. Os débitos são realizados automaticamente também em feriados e fins de semana, sem custo para o cliente.
As empresas interessadas em receber pagamentos por meio da novidade devem entrar em contato com seu gerente para ativar o serviço.
Segundo o Banco Central, para utilizar esse serviço também é necessário conceder uma permissão para que o estabelecimento possa enviar as cobranças periodicamente. A instituição diz que isso pode acontecer de duas formas:
-
No aplicativo do banco: por meio da aceitação de uma oferta enviada por uma empresa diretamente para o aplicativo do seu banco, pela leitura de um QR Code, ou pela aceitação de uma oferta após o pagamento de um QR Code
-
No ambiente do estabelecimento: situação em que o cliente será direcionado automaticamente para o aplicativo do seu banco para confirmar a permissão
Com esses processos, o banco poderá realizar o agendamento do débito de forma recorrente na data acordada e de forma automática, sem que seja necessário conceder novas autorizações a cada pagamento.
A cobrança poderá ter recorrência semanal, mensal, trimestral ou anual. Esse serviço será gratuito para o pagador, mas as empresas que receberem os pagamentos poderão ser tarifadas.