Companhias aéreas cancelaram voos com destino a cidades argentinas devido à paralisação convocada por centrais sindicais do país para esta quinta-feira (10). A greve tem adesão dos sindicatos que reúnem os trabalhadores da Intercargo, empresa que presta serviços nos aeroportos da Argentina.
Trabalhadores protestam contra as políticas de ajuste fiscal do presidente Javier Milei, enquanto o governo argentino espera receber um crédito do FMI (Fundo Monetário Internacional) de US$ 20 bilhões (R$ 121 bilhões).
A Gol disse em nota que a greve geral impossibilitará todas as operações aeroportuárias nas cidades de Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário. A companhia cancelou 28 voos programados para esta data.
Já a Latam afirmou que foi forçada a cancelar ou reprogramar seus voos que têm a Argentina como origem e destino. Passageiros poderão alterar as viagens ou pedir reembolso.
A low cost Flybondi vai transferir todas as operações desta quinta-feira para o aeroporto internacional de Ezeiza, em Buenos Aires.
“Devido à greve, a empresa teve que ajustar suas operações para este dia, o que envolve mudanças em aeroportos, horários e o cancelamento de quatro voos com escalas onde o serviço de rampa é fornecido pela Intercargo (entre Buenos Aires e Comodoro Rivadavia e Rio Gallegos). Vale ressaltar que a Flybondi tem serviço próprio de rampa em 80% dos aeroportos onde opera”, afirmou a companhia argentina em nota.
No aeroporto de Ezeiza, a Flybondi tem seu próprio serviço de handling (assistência em solo para aeronaves e passageiros). No local, a companhia diz que poderá operar 51 voos e transportar mais de 9.000 passageiros.
À reportagem a Azul disse que só vai operar voos para a Argentina a partir de junho, para Bariloche e Mendoza.
VEJA O QUE FAZER SE SEU VOO FOI CANCELADO
GOL
A empresa aérea diz que está comunicando clientes sobre os cancelamentos por email e SMS. Os passageiros podem remarcar seus voos sem custo para outras datas ou solicitar reembolso integral.
A Gol afirma ter criado dez voos extras para os dias 11 e 12 de abril. Outras informações podem ser obtidas com a central de relacionamento pelo telefone 0300 115 2121.
Para compras com milhas, o cliente deve procurar diretamente a Smiles pelos telefones 0300 115 7001 (Smiles ou Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro Diamante).
LATAM
Na seção “minhas viagens”, no site da Latam, clientes podem escolher entre alterar a data do voo, sem custos, ou pedir reembolso.
Para remarcação, o passageiro pode escolher só ida e/ou ida e volta para uma nova data, antecipando ou postergando o voo. Os reembolsos são gratuitos e aplicam-se a todos os bilhetes não utilizados.
FLYBONDI
Os passageiros cujo voo foi cancelado ou alterado com mais de quatro horas de atraso em relação ao horário original poderão realizar remarcação de data sem custos adicionais na seção “minha reserva”, no site da empresa.
A Flybondi recomenda verificar o status do voo.
AEROLÍNEAS ARGENTINAS
A companhia aérea informou que passageiros com voos cancelados entre 8 e 11 de abril poderão ser realocados sem custo entre 11 e 15 de abril ou entre 22 e 30 de abril de 2025, desde que seja na mesma classe. Aqueles que desejarem alterar a passagem para o período entre 16 e 21 de abril deverão pagar a diferença tarifária.
Caso o cliente não possa viajar dentro desses períodos, será possível remarcar a viagem pagando a diferença de tarifa.
As alterações podem ser feitas pelos canais de autoatendimento no aplicativo da Aerolíneas Argentinas (iOS e Android).