O presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol), Gianni Infantino, celebrou nesta quarta-feira (9) o anúncio feito pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) sobre ampliar o número de seleções femininas de futebol na disputa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.
A partir de uma proposta apresentada pela entidade máxima do futebol, agora serão 16 equipes femininas e 12 masculinas, invertendo os números vistos nas últimas edições do megaevento.
Ao falar sobre a importância de ampliar o espaço para as mulheres, Infantino aproveitou para destacar seu desejo de incorporar o futsal e o futebol de areia no programa olímpico.
“Agradecemos ao COI pelas discussões que tornarão LA-28 um evento inovador, e continuaremos a trabalhar com os nossos parceiros para incorporar o futsal e o futebol de praia no programa olímpico”, escreveu o dirigente em sua conta oficial no Instagram.
Em outubro do ano passado, a Fifa já havia informado que enviou uma solicitação ao COI pedindo a inclusão das duas modalidades.
Foi a primeira vez que a entidade fez uma representação oficial pela inclusão dos esportes junto ao COI. No passado, a Fifusa (Federação Internacional de Futsal), primeira entidade a gerenciar a modalidade, chegou a fazer campanhas pela inclusão do esporte no programa olímpico, mas as pretensões nunca foram formalizadas junto ao comitê.
A decisão da Fifa de trabalhar por essa inclusão foi tomada no último congresso realizado pela entidade em sua sede, na Suíça.
Depois do evento, foi divulgado um documento com uma série de metas para o ciclo que termina em 2027 e, entre elas, destacou suas intenções para o futsal e para o futebol de areia.
“Considerando os níveis de participação em todo o mundo, a Fifa vai propor que tanto o futsal quanto o futebol de praia sejam considerados como disciplinas distintas de futebol nos Jogos Olímpicos daqui para frente”, diz o texto.