A suspensão das tarifas de retaliação da União Europeia sobre os produtos dos Estados Unidos permanecerá em vigor até 14 de julho para dar tempo às negociações que permitam resolver a situação, anunciou a Comissão Europeia nesta segunda-feira (14).
Em resposta às tarifas de 20% dos EUA sobre produtos europeus anunciadas pelo presidente americano, Donald Trump, em 2 de abril, a UE decidiu preparar contramedidas de represália.
No entanto, Trump anunciou uma “pausa” de 90 dias na implementação dessa regra, o que fez a UE adotar uma decisão semelhante com suas contramedidas.
A pausa adotada pela UE terá “efeito legal” a partir desta terça, disse a Comissão em um comunicado.
Ao mesmo tempo, o comissário europeu do Comércio, Maros Sefcovic, está em Washington esta semana para dialogar com seus homólogos americanos. A UE espera que Sefcovic consiga convencer as autoridades americanas a abandonar os aumentos de tarifas como ferramenta comercial.
No comunicado divulgado nesta segunda, a Comissão observou que as tarifas dos EUA “são injustificadas e prejudiciais” e podem causar danos econômicos “a ambas as partes”.
O assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, disse mais cedo nesta segunda que as negociações com a UE tiveram grandes avanços. “Houve muitas discussões com a UE. Estamos fazendo um enorme progresso. Isso será muito bom para os trabalhadores norte-americanos, especialmente para os trabalhadores automotivos norte-americanos “, afirmou Hassett, em entrevista à Fox Business Network.
Apesar da trégua que aliviou países e abriu espaço para negociações, Trump sinalizou nesta segunda que novas tarifas setoriais ainda podem estar a caminho em breve. O republicano disse que espera impor tarifas sobre produtos farmacêuticos importados em um futuro não muito distante.
Com informações Reuters